CICLO PDCA
PDCA, que significa Planejar-Fazer-verificar-Agir, é uma ferramenta de gerenciamento de projetos de quatro etapas que serve para implementar a melhoria contínua.
Envolve testar sistematicamente as soluções possíveis, avaliar os resultados e implementar as que se mostraram eficazes. Promove melhorias de teste em pequena escala antes de atualizar procedimentos e métodos de trabalho.
Aqui está um detalhamento do que cada etapa do ciclo PDCA implica:
Planejar: Refere-se a reconhecer onde existem oportunidades e fazer um plano para implementar a mudança. Ou seja, decidir qual problema operacional precisa ser resolvido ou melhorado.
Fazer: Implementar a mudança e testar sua eficácia. As ideias, métodos e/ou melhorias de processo no plano devem agora ser colocadas em prática.
Verificar: Aqui, é preciso revisar o teste, medir e analisar os resultados e avaliar as lições aprendidas.
Agir: Agir em direção à melhoria com base no que foi aprendido com o teste. Se a mudança não funcionar, é só repetir o ciclo novamente com um plano diferente. Se o experimento foi um sucesso, basta incorporar o que foi aprendido com o teste em mudanças mais amplas.
Os aprendizados do teste podem ser aplicados a mudanças contínuas, que podem ser colocadas novamente no ciclo PDCA.
O que é realmente útil no ciclo PDCA é que ele fornece resultados reais e verificáveis, em vez de ter que adivinhar. Ele também permite que você modifique facilmente cada aspecto de suas operações até alcançar o resultado desejado.
Você já tinha ouvido falar dessa metodologia?