fbpx
485-0826 Higashi Tanaka 2251-1-303, Komaki, Aichi, Japan

Criação de marca: tudo que você precisa saber para lançar sua marca no Japão

Quando você pensa em lançar uma marca no Japão, em primeiro lugar, antes de procurar um profissional de marketing ou design, é essencial ter um público definido. Com o público definido, os profissionais tem mais chance de acertar no trabalho para criação de marca.

PÚBLICO

Antes de mais nada, ao iniciar um negócio, seja online ou offline, os empreendedores precisam definir o público. Mesmo que seu sonho seja grande, o ideal é  começar pequeno. Desta forma, uma alternativa é iniciar seu negócio para os brasileiros no Japão. Afinal, a comunidade brasileira no Japão é de apenas 206 mil, sendo assim, mais acessível do que os 126 milhões de japoneses.

Mesmo porque, no início do seu negócio, quantas pessoas irá atender por dia? Terá capacidade inicial de atingir milhares de pessoas?

Outro ponto importante para analisar em relação ao público que deseja atender, você conhece bem os comportamentos desse público?

Enfim, ao responder estas perguntas, talvez fique mais claro quem será seu público inicial e como irá atender este público.

Produto

Logo após escolher o público, o próximo passo será definir o produto ou serviço que irá oferecer. E quais serão os diferenciais além do preço. É muito importante definir esta parte antes de buscar profissionais para trabalhar no marketing. Os valores que os empreendedores colocam nos produtos ou serviços  não vem de fora. Vem do coração e da alma dos empreendedores.

Lembra que falamos de atender 206 mil brasileiros ou 126 milhões de japoneses no parágrafo acima? Pois aqui, há a previsão futura de escala na compra, fabricação ou capacidade de atendimento de acordo com o crescimento das vendas. Como irá suportar as dores do crescimento? De onde virá o financiamento para todo o processo?

Canais

Por último, antes de buscar profissionais de marketing, você precisará definir seus canais de comunicação e vendas. Com o fácil acesso a internet e a alta capacidade logística mundial, você pode entregar seus produtos e serviços para qualquer parte do mundo. Mas pode também iniciar com uma loja física, que atende apenas o público da região ou online/offline.

Enfim, o ideal neste caso é escolher um canal para iniciar, pois quanto mais canais de vendas e atendimento tiver, mais tempo e esforço será necessário para atender a todos.

CRIAÇÃO de marca

Após decidir seu público, seu produto ou serviço e seus canais de vendas e atendimento, ficará mais claro para os profissionais de marketing e design, entenderem seu posicionamento e também como poderão trabalhar seus valores e a percepção desse valor através do público.

Os principais elementos na criação de marca são:

  • Nome ou “naming”, é o elemento principal da marca. O processo de escolha leva em conta a sua facilidade de lembrança e associação a empresa, ao produto, o serviço ou projeto. A escolha do nome pode ser familiar ou mercadológica. Ao ressaltar o próprio nome, ou o nome da família, a marca pode carregar muitos valores pessoais e confundir com os valores da empresa. Há casos de sucesso no mercado da moda. Mas há poucos nomes familiares no mercado de tecnologia por exemplo.
  • Cores, são elementos que marcam a comunicação visual. Existe um estudo psicológico em relação as cores e seus efeitos no uso delas para compor marcas e materiais de comunicação. Nesse caso, nem sempre a cor favorita combina com o público e o tipo de produto a ser oferecido. Confira neste post da Rock Content um estudo detalhado sobre a psicologia das cores.
  • Símbolos, são elementos que irão compor a marca, sejam animais, formas ou figuras geométricas. Um exemplo prático para entender os símbolos das marcas é lembrar da garrafa do refrigerante preto e o símbolo dos tênis de atletas olímpicos.
  • Fontes, ou tipografia, é o tipo de letra que será usada para representar o nome da empresa, do produto ou serviço na comunicação com o mercado. Ao escrever um texto desses num blog ou num editor de texto no computador, você precisa escolher uma fonte. Não  é uma escolha aleatória, cada fonte tem um significado para quem lê. Veja mais sobre tipografia no blog da Rock Content.
  • Logotipo, ou logo, é o conjunto dos elementos acima que formam uma marca. As vezes, somente com as cores e símbolos, como no caso de um círculo verde numa caneca branca. Quanto mais fácil de lembrar, mais eficiente será seu logotipo.

Processo de desenvolvimento

Até aqui, você entendeu as decisões e os elementos que precisa escolher para desenvolver sua marca. Porém, a sua marca não é algo estático, sem conexão. Sua marca precisa contar uma história e passar essa mensagem através dos elementos escolhidos.

Essa história é composta por Visão, Missão e Valores. Sua visão é o que enxerga para sua marca no futuro. A missão é composta pelo propósito e o objetivo. Nesse sentido, os valores são a parte mais importante, pois a marca irá traduzi-los para o mercado que irá ou não  percebê-los.

O trabalho da J1Seeds na criação de marca envolve todo este processo. Entender seus valores, alinhar com sua visão e missão para entregar o melhor material visual aos seus clientes e futuros clientes. Fazer com que seu público perceba esses valores em todos os pontos de contato da marca. Seja nas redes sociais, em impressos, ou locais físicos.

Como trabalhamos

Ao escolher a J1Seeds para criação de marca e desenvolvimento, nosso primeiro contato é para entender onde você quer chegar. O passo seguinte é receber um briefing para desenvolver o trabalho. Temos 3 formulários para nos contactar:

Após o recebimento do briefing, o trabalho da equipe consiste em pesquisar e pensar antes de definir a linha criativa que será seguida. Os profissionais escolhem também as melhores ferramentas para que os empreendedores consigam ser eficientes no seu dia-a-dia. E os trabalhos são produzidos de acordo com a demanda. Assim, alinhamos a expectativa com as entregas no decorrer do contrato.

LANÇAMENTO

Cabe ao empreendedor decidir pela utilização de fórmulas de lançamento, ou construção de marca a longo prazo. Seja por fórmulas ou por construção, o mais importante é a consistência e a confiança nos seus valores. O trabalho da J1Seeds visa aumentar a percepção de valor da marca, dos produtos e serviços oferecidos pela empresa ou pelos autônomos no Japão.

Na trajetória da J1Seeds, já foram lançadas mais de 50 marcas de brasileiros no Japão. E em 2020, já foram lançadas 3 marcas no Brasil. Além das marcas, trabalhamos com desenvolvimento de sites institucionais, sites de vendas online (e-commerce), identidade visual, logotipo, reestilizações, impressos, eventos, vídeos, blogs, redes sociais e gestão.

Aproveite o seu tempo livre e lance sua marca no Japão conosco.

Related Posts

Leave a comment