O que são gatilhos mentais
Você acha que toma todas as suas decisões 100% consciente? A realidade é que antes mesmo de chegarmos à conclusão do que vamos fazer, o nosso inconsciente já está a par de qual será o nosso próximo passo. Isso ocorre porque quando a nossa mente recebe uma informação, ela filtra e processa a novidade rapidamente. E mais, essa informação possui agentes externos que atuam como estímulos capazes de provocar reações diversas nas pessoas, podendo elas serem positivas ou negativas.
Dito isso, como temos uma quantidade limitada de energia, o nosso cérebro atua na tomada de decisões baseadas em nossas preferências e experiências antes mesmo de elas chegarem ao consciente. É como se colocássemos as coisas no piloto automático de modo a poupar energia. Assim, quando nos damos conta de que escolhemos algo, a decisão já havia sido feita anteriormente.
Esses estímulos externos interpretados pelo nosso inconsciente são categorizados como gatilhos mentais. Eles têm a capacidade de levar o indivíduo a tomar decisões rápidas e involuntárias, tornando-o mais propenso a realizar uma compra, por exemplo, algo que é de grande relevância quando aplicado em estratégias de marketing.
Dentre as variantes de gatilhos mentais aplicáveis no marketing, temos: autoridade, escassez, reciprocidade, compromisso, afeição, urgência, novidade, prova social, solução simples e rápida, storytelling, comunidade, etc.
Por conseguinte, é preciso utilizar tais gatilhos de modo responsável e honesto, sem inventar mentiras para a audiência, isto é, não faça uso de um estímulo se ele não condiz com a sua verdade, você acabará perdendo a credibilidade e as vendas caso o fizer.
E aí, curtiu o conteúdo? Dá um e compartilhe com quem pode se beneficiar com essa informação!