B2B
Além de vender para o consumidor final (B2C), você também pode vender para empresas (B2B) ou Business To Business.
No modelo de negócio B2B o relacionamento com o cliente é diferente, pois as empresas são mais segmentadas, heterogêneas, e exigem maior conhecimento das estruturas organizacionais e necessidades impostas por estas entidades.
Nesse caso, o marketing também é abordado de maneira diferente quando se tem um negócio B2B. Os pacotes e preços atenderão uma demanda maior por cliente. Imagine por exemplo você vender um pastel para um consumidor final B2C e vender o mesmo pastel para uma loja de produtos. Quais serão as formas de apresentar o produto e atender cada caso?
Outro ponto importante para observar é a pessoa que toma a decisão de compra dentro de uma empresa. Diferente de um consumidor final, que toma a decisão por si só, numa empresa, dependendo do tamanho, há 2 ou mais pessoas envolvidas no processo de compra. Entender o caminho por onde iniciar o contato e quem toma a decisão final, é um ponto chave para diminuir o prazo de negociação.
Ao entender o caminho de decisão, você precisará encontrar o meio de levar sua mensagem a essas pessoas que precisam conhecer sua marca e seu produto.